terça-feira, abril 12, 2011

São Bernardo a vista

Beatriz Lefèvre/Fotografia

Há um ruído no ar. Do tempo. Do vento que sabemos artificial.
O ruído teima em nos acompanhar e em pouco tempo já faz parte de São Bernardo, uma história em movimento. Graciliano, que contam, não gostava de música, o que diria de um barulho que incomoda com a mesma elegante dureza de suas palavras? Barulho que os tempos modernos não conseguiram eliminar. Não há restauro para sutilezas.
E nessa batalha surda entre o meio silêncio, as memórias de um homem rude e as tentativas de existir de poucos personagens, a secura de São Bernardo vai ganhando olhos e respirações.Viçosa então aparece com contornos de lugar de gente dura e esturricada, pronta para receber e ser palco de um desejo violento de ser e poder.
É o homem Paulo Honório que invade o espaço-retrato de um pedaço grande de terra, palco do desterro de homens sem rumo.
Cor de terra, roupa camuflada de bicho. Assim Paulo chega, se impõe, se faz respeitar, manda matar e percebe que talvez, apenas talvez , deva ou possa amar.
Escolhe uma mulher que flutua. Madalena tem os olhos no vazio, a brancura que Paulo Honório persegue e o mistério de um passado que aquele que será seu homem, jamais entenderá.
Arma-se um embate. Um racho. Um riacho que escancara a impossibilidade disso que se pretende amor. E assim, cada um de uma margem, comunica o seu estar. Mal estar.
A loucura está colocada. O corpo de Madalena torce, contorce, resvala na parede feito marola doida do mar enquanto Paulo Honório invade de espingarda em punho, a sua alma.
O desfecho anunciado não perde a força de um final infeliz. Sabemos que Madalena sucumbirá. Todos sucumbem.
Mas o homem de Graciliano não pode esquecer. Então lembra. Puxa pela memória seca. Fixa sua existência na luz bruxuleante do toco de vela que foi luz, da luz que já foi vida. E arria. Larga o corpo em cima da mesa que foi tábua de salvação para suas letras e respira a escuridão.

Um comentário:

  1. Me encanta esta corazonada, luminosa y sugerente. Un saludo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...